Paula Guimarães nasceu em Lisboa em 1966 e é licenciada em Direito. Iniciou a sua atividade profissional na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e posteriormente desempenhou funções de assessora da União das Mutualidades Portuguesas, Chefe de Divisão no Instituto para o Desenvolvimento Social, Vice-Presidente no Instituto de Reinserção Social, Administradora não executiva das Residências Montepio, Presidente do GRACE e membro do júri do Prémio Gulbenkian.

Foi membro do Conselho Nacional para a Terceira Idade, Conselho Nacional para a Saúde Mental, Conselho Nacional para o Mercado Social de Emprego e Conselho Nacional para o Voluntariado.

Atualmente é Diretora da área da Responsabilidade Social do Montepio, Presidente do Júri da Marca Entidade Empregadora Inclusiva, membro do Conselho Geral do ISCTE, membro do júri do Prémio Gilead, membro do Conselho Consultivo do GRACE e membro do Conselho de Curadores do Espaço T.

Todo o seu percurso foi marcado por forte ligação à área social, particularmente à intervenção gerontológica, tendo estudado os temas da violência contra as pessoas idosas e a protecção dos maiores com incapacidade.

É formadora voluntária e docente em licenciaturas, mestrados e pós-graduações no domínio da gerontologia, em diversos estabelecimentos de ensino superior.

É associada e membro de órgãos sociais de diversas entidades, colabora regularmente em diversas publicações, sendo autora de artigos de opinião, ensaio, poesia, ficção, e dois livros para crianças.

É oficial da ordem de mérito.