Economista, doutorado em “Analyse et planification du développement”, em 1980, pela Université des Sciences Sociales II de Grenoble (França). Actualmente é Professor Associado do ISCTE, no Departamento de Economia Política, leccionando na licenciatura de Economia e  nos mestrados de “Estudos de Desenvolvimento” e “Economia Social e Solidária”, de que foi fundador. É membro da Direcção do Centro de Estudos Africanos do ISCTE e leccionou no mestrado de “Estudos Africanos – Desenvolvimento Económico e Social em África: Análise e Gestão”. É investigador no Centro de Estudos Internacionais, CEI-IUL.

Leccionou também, durante dez anos, nos mestrados de Sociologia da Universidade de Évora e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

É consultor do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para as áreas de Desenvolvimento e Economia Social e Solidária e do Governo Regional dos Açores – Instituto de Acção Social (Programa INTERREG).

É actualmente Presidente do Conselho Científico e sócio fundador do Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico (Ponta Delgada) e Director da Revista de Economia Solidária.

Tem desenvolvido e apoiado vários projectos de intervenção comunitária e Economia Solidária em várias zonas do país, no meio urbano e no meio rural em Portugal.

Participação em projectos internacionais, nomeadamente: STEP/Portugal – OIT, como Consultor; CEESA (Centro de estudos de Economia Solidária do Atlântico), envolvendo Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira, como Presidente da Comissão Instaladora; Capacitação das ONG ́s de Cabo Verde; Curso de Intervenção Social em Moçambique e Guiné-Bissau; Desenvolvimento Comunitário nos Bairros de Bissau; Projecto “Former Sans Exclure” – ESAN; Vários Projectos do Programa EQUAL (Transnacionais).

Fundador do CIDEC – Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos; Fundador e Sócio da CESO – Cooperativa, Economia e Sociedade; Fundador do DINÂMIA – Centro de Estudos para a Mudança Socioeconómica (ISCTE); Fundador e Presidente da Direcção da PROACT – Unidade de Investigação e Apoio Técnico ao Desenvolvimento Local, à Valorização do Ambiente e à Luta contra a Exclusão Social (ISCTE); Coordenador do Projecto de Luta Contra a Pobreza “PRÍNCIPES DO NADA” (Carnide); Coordenador de vários projectos de investigação e investigação-acção; Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE durante dois anos; Presidente da Secção Autónoma de Economia do ISCTE durante dez anos.

Presidente da Assembleia-Geral (durante doze anos) e da Direcção (três anos) da ANIMAR (Rede  de Associações de Desenvolvimento Local em Portugal). Presidente de vários órgãos sociais de diversas organizações como: CIDAC, CRC, Centro de Estudos Africanos, ESDIME; Fundador da Cooperativa “Horas de Sonho”.

Pertence actualmente ao Conselho Consultivo da RIPESS – Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária e à RIUESS – Rede Inter-Universitária da Economia Social e Solidária. Fundador e actual vice-presidente da Direcção da RedPES – Rede Portuguesa de Economia Solidária. Membro da Comissão Executiva da Rede Lusófona de Desenvolvimento e Economia Social e Solidária.

Comendador da Ordem de Mérito em 2004.

Tem várias publicações, além de várias comunicações apresentadas em encontros, congressos e colóquios nacionais e internacionais.